sábado, 23 de fevereiro de 2013

E ela não chorou quando nasceu!

O incrível poder da Projeção Visual


Pousou na Terra às 05:50 da madruga e na manhã ensolarada seguinte já estava assim: MAMANDO!

Será que só eu que a via parecidíssima como o bebê da capa do livro Nascer Sorrindo?

Quando chegou, não chorou e confesso que isso me assustou! A parteira a reanimava com calma me explicando: Gi, ela está cansada! E me lembrei de quanta força ela fez com a cabeça pra pular pra fora de mim...  E a gente ainda pensa que só a mãe que faz força no trabalho de parto né? Imaginem o que são as contrações te empurrando pra sair assim? Na manhã seguinte depois de dormirmos bastante, ela MAMOU assim como mostro nessa foto: com esse semblante corado e feliz :)

Primeira mamada / Colostro via wikipédia:

"É uma forma de leite de baixo volume secretado pela maioria dos mamíferos nos primeiros dias de amamentação pós-parto. Composto de vários fatores para o desenvolvimento e proteção como água, leucócitos, proteínas, carboidratos e outros. O colostro vai se transformando gradativamente em leite maduro nos primeiros quinze dias pós-parto.
O colostro tem uma importante função na imunidade passiva de algumas espécies de animais. Nele existem uma grande quantidade de imunoglobulinas, que em determinadas espécies não conseguem passar pela placenta, ficando a cargo total do colostro transferir da mãe para o filho. Além da quantidade de imunoglobulinas, o colostro se difere do leite pela quantidade de sólidos totais, proteínas e demais fatores. Com o tempo, essas diferenças vão diminuindo e essa secreção vai se transformando em leite.1
O colostro é também a única substância capaz de eliminar todos os resíduos de mecônio do trato gastrointestinal do bebê, ajudando o intestino a amadurecer e funcionar de maneira eficiente, além de prevenir o aparecimento de alergias, infecções e diarréia, pelo adequado controle e equilíbrio das bactérias que se desenvolvem no seu intestino. No dia do parto o colostro se apresenta ainda mais rico, daí as primeiras horas de vida serem chamadas por especialistas de "golden hours".
Como o colostro é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras, funciona como um primeiro soro (imunização passiva), protegendo o bebê contra várias infecções.
Colostro ajuda a regular o próprio sistema imunológico em desenvolvimento:
  • É rico em vitamina A que ajuda a proteger os olhos e a reduzir as infecções.
  • Ao estimular os movimentos intestinais para que o mecônio seja rapidamente eliminado, ajuda na prevenção da icterícia.
  • Vem em volumes pequenos, de acordo com a capacidade gástrica de um recém-nascido."



Nenhum comentário :