quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Responsabilidade em ser Exemplo Vivo

)))Corpo Político(((
Ela filmando do seu jeitinho Dandarístico a minha contribuição no "Encontro Regional dos Trabalhadores" promovido pelos educadores da rede estadual em parceria com o SIndUte em Minas Novas - MG Dez/2017

Desde que nasceu, observo essa Grande Responsabilidade que é ter a todo instante uma esponjinha sensível e perceptiva absorvendo meus exemplos durante a nossa convivência. Sou exemplo vivo do que quero transmitir, sou a sua mais pura referência. 
Agora com quase 5 anos, deu pra aprender alguns versos do que eu passo o dia ensaiando, me filmar e ainda depois com toda sua criticidade estimulada me dizer: "Ah, mãe! Não ficou mais bonito, porque você nem olhou só pra mim"



Pra mim, a palavra en-cantada/musicada sempre me tocou profundamente e é o instrumento de educAção mais eficaz e potente que eu conheço.

Primeiro, foi um grande desafio que me propus pela falta de tempo imposta na rotina de mãe estudante e trabalhadora e depois um incrível presente em decorar, conseguir um parceiro sensível e disposto pra me acompanhar com o violão e ensaiar durante duas semanas corridas essa aula-música. Agora vitória mesmo foi não errar a letra de 11 min frente a um público de 300 pessoas que lotou a quadra da E.E. Dr. Agostinho da Silva Silveira  em Minas Novas - MG no último dia 02/11 durante o "Encontro Regional dos Trabalhadores" promovido pelos educadores da Rede Estadual em parceria com o SIndUte - contando ainda com a queridíssima presença de Beatriz Cerqueira que tanto respeito e admiro pela força e luta.

Me arrepiei quando ouvi pela primeira vez "Reis do agronegócio" composta por Carlos Rennó e meu grande "ídolo-mestre-dono-da-porra-toda" Chico César e desde então me sinto no dever de propagá-la aonde eu flor.
A letra é verdadeira uma aula (utilidade pública) sobre o ogrobiz .
Que letra grande, que difícil lembrar da entonação, das pausas, acompanhar as imagens do vídeo, acertar os graves agudos tons e notas que nem sei os nomes!

"Educar ainda é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante", não é mesmo
 Paulo Freire meu amô?

Enfim, com o coração nos dedos digo acreditar que consegui transmitir a mensagem que "no peito dos desafinados também bate um coração" e que sou uma jovem educadora corajosa que jamais desistirá de buscar conhecimento. semear e cultivar a transformAÇÃO - DE DENTRO PRA FORA - DE FORA PRA DENTRO - GRATIDÃO!

"Encontro Regional dos Trabalhadores" promovido pelos educadores da rede estadual em parceria com o SIndUte em Minas Novas - MG Dez/2017


Pelo direito de vez e voz e a oportunidade cedida pela UniversA,
Giselda Gil / Capivara MarGinal
Dezembro/2018


Nenhum comentário :