segunda-feira, 21 de abril de 2014

KRISHNAMURTI - educAÇÃO



PERGUNTA: Que tipo de educação meu filho deveria receber a fim de encarar este mundo caótico?

KRISHNAMURTI: Esta é uma pergunta realmente muito ampla, não? Não é para ser respondida em poucos minutos. Mas talvez possa fazê-lo de modo breve e posteriormente aprofundada.
O problema não é o tipo de educação que a criança deveria receber, mas sim que o educador precisa de educação, o pai necessita ser educado. (Murmúrio de risos) Não, por favor, este não é um comentário perspicaz para vocês rirem, para se divertirem. Não necessitamos de um tipo totalmente diferente de educação? – não do simples cultivo da memória, que dê a criança uma técnica que ajudará a obter um emprego, um meio de subsistência, mas uma educação que o tornará verdadeiramente inteligente. Inteligência é a compreensão do processo inteiro, do processo total da vida, não o conhecimento de um fragmento da vida.
Assim realmente o problema é: podemos, as pessoas adultas, ajudar a criança a crescer em liberdade, em completa liberdade? Isto não significa permitir que ela faça o que gosta, mas podemos ajudar a criança a compreender o que é ser livre porque nós mesmos compreendemos o que é ser livre?
Nossa educação atual é meramente um processo de ajustamento, auxiliando a criança a se ajustar a um determinado padrão na sociedade no qual conseguirá um emprego, se tornará uma pessoa exteriormente respeitável, irá a igreja, se ajustará e lutará até que morra. Nós não a ajudamos a ser livre interiormente de modo que ao crescer ela seja capaz de encarar todas as complexidades da vida – o que significa ajuda-la a ter a capacidade de pensar, não ensinando-a o que pensar. Para isso ele mesmo, o educador deve ser capaz de libertar sua própria mente de toda a autoridade, de toda a nacionalidade, das várias formas de crença e tradição de modo que a criança compreenda – com sua ajuda, com sua inteligência – o que é ser livre, o que é questionar, inquirir e descobrir.
... Assim o que realmente está envolvido nesta questão é como educar o educador. Como vocês e eu podemos ajudar a gerar clareza em nós mesmos para que a criança possa também ser capaz de pensar livremente no sentido de ter uma mente tranquila, uma mente quieta por meio da qual coisas novas possam surgir e ser percebidas.
Esta é realmente uma questão muito fundamental, Afinal por que é que estamos sendo educados? Apenas para um emprego? Apenas para aceitar o catolicismo ou protestantismo, ou o comunismo ou hinduísmo? Apenas para se ajustar a uma certa tradição, se enquadrar num certo emprego? Ou é a educação algo inteiramente diferente? – não o cultivo da memória, mas o processo de compreensão. A compreensão não vem por meio da análise; a compreensão surge quando a mente está muito quieta, aliviada, não mais buscando sucesso e, portanto, estando frustrada, com medo de fracassar. Somente quando a mente está tranquila, somente então existe a possibilidade de compreensão e de ter inteligência. Tal educação é o tipo correto de educação a partir da qual obviamente outras coisas seguem. 
Mas muito poucos de nós estão interessados nisso tudo. Se vocês têm uma criança vocês querem que ela tenha um emprego; isso é tudo com o que estão preocupados – o que acontecerá com seu futuro. Deveria a criança herdar todas as coisas que vocês possuem – a propriedade, os valores, as crenças, as tradições – ou deve ela crescer em liberdade de modo que descubra por ela mesma o que é verdadeiro? Isso somente pode acontecer se vocês mesmos não estiverem herdando, se vocês mesmos forem livres para investigar, para descobrir o que é verdadeiro.
Obras reunidas de J. Krishnamurti: vol. IX
Amsterdam, 19 de maio, 1955 

Fonte: Krishnamurti para principiantes – Antologia Básica pág: 124

Nenhum comentário :