terça-feira, 6 de maio de 2014

Capivara MarGinal

Sigo muita grata por nenhuma tristeza ser capaz de me deixar menos sorriDENTE!
eu sou o maior dos roedores
porém não faço mal à ninguém,
sou ativa, passiva, agitada e quieta
mesmo quando gorda vivo de dieta
sou herbívora,
me alimento apenas de ervas e capim
ninguém liga pra mim,
mas eu nem ligo por ser assim

vivo à margem
não sou só imagem
pois não é qualquer um que
sobrevive à podridão humana
nem são todos que possuem nos pés
pequenas membranas
que lhe faz capaz de nadar
tendo o rio como refúGIo
para se camuflar

você passa de trem e me vê lá
numa relax, numa tranquila, numa boa
mesmo naquela carniça junto aos urubus 
você pensa:
-"como seria bom estar agora numa lagoa"
-"nesse trem não passo de mais um"

enquanto eu tomo sol, e rolo na grama
você empregado é só mais uma máquina movida à grana
no rio Pinheiros ou em qualquer esgoto do Tietê
antes ser livre e suja do que prisioneira engomada como você!

sua poluição digna de Homem não me afeta nem um pouco
enquanto suas carnes para serem cobiçadas precisam atrair o sexo, minha carne tem sabor próxima a de porco, porém mais magra e mais picante
sou deliciosamente livre e viajante.
mesmo passando despercebida
nada me inveja dessa sua vida
sou feliz assim - Capivara MarGinal, dona de mim!

[Giselda Gil 19/08/10]

Nenhum comentário :