sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Mesa e cadeira das tias

Você sabe o que significa o termo OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA?

"É a decisão do produtor de propositadamente desenvolver, fabricar e distribuir um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto.
A obsolescência programada faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como "descartalização", e é totalmente nociva ao meio ambiente, sendo considerada uma estratégia não-sustentável. A obsolescência programada faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por outros produtos mais modernos."

Ou seja, quebrou - joga fora - compra um novo.
Você consegue refletir o quanto se tornou escravo à isso?

Dandara 1 ano e 7 meses hoje, com a sua mesa que foi das suas tias mais velhas há mais de 30 anos atrás.

Opto pela reutilização e reciclagem pelo valor que transforma simples coisas em utensílios memoráveis pela nossa interação direta durante a criação e a manutenção dos mesmos.
Valor esse que transcende o preço, que transcende a compra através do cuidado e transformAÇÃO!
A sociedade CAPETAlista que tenta em vão substituir presença com presentes, torna as relações afetivas cada vez mais plásticas e descartáveis conforme seu sistema de produção.
A mesa com duas cadeiras que Dandara faz suas refeições diárias e ainda brinca com sua boneca (na foto acima) e almoça com a amiga Maria )(na foto abaixo), pertenceu às minhas irmãs mais velhas há 30 anos atrás. Foi usada por mais três primos mineiros pois minha mãe não as levou para São Paulo quando deixou sua terra nos anos 80 em busca de melhoras condições na cidade grande. Em meio a esse tempo, a mesa com as duas cadeiras foram usadas e conservadas com carinho pelos meus tios e primos e confesso que do jeito que eu era "destruidora" quando criança, talvez elas não teriam resistido por tanto tempo. Enfim, agora que voltamos para a cidade da minha família, as encontramos em perfeito estado e tenho/terei orgulho em poder contar que ela usa coisa que foi das suas tias!
Refletimos juntos: se até o que registra hoje em dia com qualquer pane perde-se todos os momentos ali gravados, imagine quanto à memória perceptiva e sensorial de nossas crianças como fica com a troca constante de seus brinquedos, instrumentos e demais objetos de uso? 
Vão tudo pro lixo?

Dandara dividindo a hora do almoço com a amiga Maria Clara - feliz estou por proporcionar esses momentos e reGistros.




Nenhum comentário :